animal estimação
ARTIGOS

Antiparasitários

animal estimação

Tudo sobre antiparasitários

Os animais podem ser afetados por parasitas internos e externos, razão pela qual é necessária a utilização de antiparasitários para os prevenir e combater.

Leia este artigo e saiba tudo o que precisa para usar antiparasitários eficazmente.

O que é um antiparasitário e porque devo aplicá-lo?

Se tem um animal de estimação, sabe como é difícil fazer frente aos parasitas que os atacam quando menos estão à espera.

Para este efeito, existem os antiparasitários que combatem e previnem o aparecimento dos mesmos no pelo do seu animal, diminuindo os efeitos negativos, como a perda de peso, produtividade e doenças secundárias que os parasitas provocam, tal como impedir a sua reprodução ou passagem para outros animais. Posto isto, estes devem ser eficientes, não terem efeitos secundários, não deixarem resíduos no seu animal e serem fáceis de administrar.

Como pode imaginar, estes parasitas não estão apenas presentes no seu animal de estimação, mas também no espaço onde este se encontra. Por este motivo, é possível encontrá-los em vários locais da sua casa, como o local onde o seu animal dorme e nos locais onde o passeia. Assim, deve, para além de aplicar o antiparasitário, proceder à higienização dos espaços em que os seus animais habitam, devendo ter mais cuidado com rodapés, estofos, soalhos, tapetes e tecidos.

Assim sendo, e após esta etapa, deve usar um antiparasitário, novo e nunca reaproveitado, para que tenha um efeito maior e consiga eliminar todos os parasitas que perturbam o bem-estar e saúde do seu animal de estimação.

antiparasitários
antiparasitários
eliminar carraça cão
eliminar carraça cão

Que parasitas existem?

Os parasitas que pode encontrar no seu animal de estimação podem ser internos e externos.

Os internos, normalmente, costumam afectar o sistema digestivo alojando-se no intestino, onde se alimentam do sangue e roubam nutrientes ao seu animal, provocando danos nos tecidos, anemia, obstrução intestinal e, no pior dos casos, a morte. Dois exemplos conhecidos são as lombrigas e as ténias. Estes existem praticamente durante todo o ano, pelo que, deve desparasitar o seu animal de modo a que este esteja sempre protegido. Existem, alguns parasitas internos, onde a necessidade de desparasitação pode ser mensal dada a sua alta prevalência (por vezes >60%). Dos parasitas internos vulgarmente conhecidos como “ténias” (céstodes) existe um cujo controlo se consegue apenas pelo correcto controlo da pulga (é ingerindo pulgas que o cão se contamina com este parasita). Para o controlo dos outros parasitas internos deverá consultar o seu médico veterinário para melhor o aconselhar sobre os cuidados a tomar.

Por sua vez, os parasitas externos, que afectam o seu animal, costumam ser pulgas, carraças, flebótomos, mosquitos e moscas picadoras. Todos estes parasitas causam desconforto e podem ter efeitos prejudiciais na saúde do seu animal, tais como anemia, perda de peso e pelo, lesões inflamatórias típicas na pele e, no caso dos flebótomos, leishmaniose, sendo que deve ter especial cuidado com esta, pois é das doenças mais perigosas. 

Assim, deve utilizar um antiparasitário para conseguir prevenir que estes ataquem e afetem o bem-estar do seu animal de estimação.

 

A importância de usar antiparasitários no seu animal

Como forma de prevenção, os antiparasitários são os melhores aliados neste cuidado com o seu animal.

Os antiparasitários, neste caso específico Frontline TRIACT®, agem rapidamente e por contacto, eliminando as pulgas, carraças, piolhos e insectos vectores que parasitem o seu animal, graças ao seu poder inseticida-acaricida presente na molécula patenteada Fipronil e na capacidade repelente da molécula permetrina.

Após a sua aplicação, o produto difunde-se pela pele do animal, espalhando-se e cobrindo completamente o pelo e a pele, onde fica armazenado. Assim, a constante distribuição do produto em questão é assegurada pela secreção contínua de sebo das glândulas sebáceas, que lubrificam a pele e o pelo, proporcionando uma proteção permanente durante várias semanas após a sua aplicação. Ainda para mais, o antiparasitário é resistente a banhos e champôs, garantindo a máxima proteção e durabilidade quando comparado com outros produtos.

Concluindo, a utilização de antiparasitários é de máxima importância para a prevenção e controlo de parasitas no seu animal de estimação, protegendo a saúde e bem-estar do mesmo.

Para mais informações sobre antiparasitários, pode visitar a nossa página onde temos os nossos produtos aqui.

eliminar carraça cão
eliminar carraça cão
eliminar carraça cão
eliminar carraça cão
Partilhar artigos: