Doenças e sinais após a picada de carraça
Os danos mecânicos devidos à mordedura do parasita, combinados com os efeitos de substâncias presentes na sua saliva, causam lesões inflamatórias da pele que provocam desconforto, inquietação e levam a que o animal se arranhe e por vezes se auto-mutile.
Aqui fica um resumo de várias doenças infeciosas que as carraças podem transmitir:
- BABESIOSE OU PIROPLASMOSE
Doença dos cães em áreas rurais e urbanas, que causa a destruição dos glóbulos vermelhos, originando anemia, doença renal, problemas imuno-mediados e, por vezes, morte.
- ERLIQUIOSE
Doença que afeta cães, gatos e seres humanos. Os glóbulos brancos do sangue do animal/ser humano são infetados e os vasos sanguíneos danificados. Esta infecção provoca hemorragias e é acompanhada por outros sinais, tais como febre alta, emagrecimento, inchaço dos gânglios linfáticos, anemia, sinais neurológicos, cegueira, etc.
- BORRELIOSE OU DOENÇA DE LYME
Doença que pode afectar cães, gatos e humanos. Quando a bactéria é introduzida no organismo através da mordedura das carraças, espalha-se rapidamente pelo corpo, causando sintomas muito variados nos estágios iniciais, semelhantes a uma gripe nos humanos. Depois evolui com sintomatologia muscular e esquelética, articular, neurológica e cardíaca.
- HEPATOZOON
Quando os glóbulos brancos, gânglios linfáticos e células do fígado dos cães, de outras espécies de canídeos (raposas, lobos) e de gatos são invadidos, o agente infeccioso causa uma doença debilitante e frequentemente fatal, caracterizada por febre persistente, corrimento nasal e ocular e por uma deterioração gradual e persistente da condição corporal com perda de massa muscular e peso.
Em todas estas doenças, o período de incubação é muito variável e pode ultrapassar um mês, o que torna difícil ao proprietário do animal, ou à pessoa afectada, associar o surgimento dos sintomas à presença de uma ou várias carraças no corpo. Devido a esta evolução, por vezes lenta, um dos grandes problemas é o facto de os donos dos animais por vezes só procurarem auxílio médico-veterinário quando a situação já se encontra particularmente avançada, com danos orgânicos irreversíveis.
Daí ser particularmente importante a prevenção de infestação por carraças, protegendo os seus animais e família contra estes parasitas.