animal comichão
Parasitas

Qual o motivo para o seu animal de companhia procurar sombras e voltar com comichão?

animal comichão

Com a chegada dos dias solarengos, os seus animais de companhia vão estar desejosos de passar o seu tempo lá fora a apanhar os raios de sol. Mas eles não são os únicos… as pulgas adoram os meses de verão e prosperam ao ar livre!

O verão é ideal para as pulgas - com o calor e a humidade no ar, elas podem multiplicar-se rapidamente, passando de ovo para adulto em apenas 14 dias! Os invernos mais amenos também significam que muitas pulgas sobreviverão ao ar livre, aumentando as colónias de pulgas e fazendo com que no verão exista um aumento das infestações face a anos anteriores. 

Animais selvagens como raposas, pássaros e ouriços estarão cheios de pulgas adultas. Um gato ou cão curioso que se aproxime demais de um porco-espinho adormecido pode ter mais do que uma pequena picadela no nariz, porque uma pulga pode aproveitar a oportunidade para experimentar um novo hospedeiro – o seu animal de companhia!

animal comichão
animal comichão

Com o tempo agradável, certamente que vai encontrar muitos amigos caninos por aí e várias oportunidades para o seu cão socializar. Já para os nossos amigos felinos, isso significa que mais inimigos podem estar à espreita. Defender o seu território será a sua principal prioridade! Todo este contacto próximo entre os animais proporciona a oportunidade perfeita para que as pulgas se propaguem entre amigos (e adversários!).

Durante o verão, o aumento da actividade e do calor ao ar livre faz com que as pulgas adultas surjam dos seus casulos, que estiveram escondidos nos solos dos seus jardins e parques.

As pulgas mal saem dos seus casulos têm apenas alguns dias para encontrar um hospedeiro e garantir a sua primeira refeição de sangue; caso contrário, morrerão! Durante o verão, é fácil ser bem-sucedido nesta missão com tantos anfitriões para escolher - incluindo o seu animal de companhia a tomar banhos de sol no jardim, alegremente inconsciente das atividades que existe na relva mesmo debaixo dele.

Aproveite para passar o seu tempo ao ar livre, mas lembre-se de manter o seu animal de companhia protegido contra pulgas, aplicando regularmente um dos produtos da gama FRONTLINE®.

Partilhar artigos: