pulgas na sua casa
Pulgas

Será que existem pulgas na sua casa?

pulgas na sua casa

5 sinais de alerta de que existem pulgas na sua casa

O seu animal de companhia coça-se?

Nem sempre as pulgas são a única razão para o seu animal de companhia se coçar, mas são a causa mais comum associada à comichão. Se o seu cão ou gato estiver com alguma lesão na pele, deve verificar com o seu Médico Veterinário, mas iniciar um tratamento para as pulgas é sempre um excelente primeiro passo. Lembre-se que nem sempre é fácil identificar pulgas e elas podem estar presentes sem que você se aperceba.

Viu algo a mexer-se no pêlo do seu cão ou gato?

As pulgas são muito rápidas o que as torna muito difíceis de identificar. Também são muito pequenas, com apenas alguns milímetros de comprimento. Num cão preto ou castanho, pode ser especialmente difícil conseguir ver as pulgas, eventualmente poderá ver um rápido movimento pelo canto do olho.

O pêlo do seu animal de companhia tem pequenos pontos pretos, que parecem sujidade?

Na verdade, os tais pontos pretos que vê no cão ou gato, são fezes de pulga. Se fizer a experiência e colocar um desses pontos pretos num lenço de papel e o esmagar, vai verificar que o mesmo fica castanho avermelhado, pois a pulga alimenta-se de sangue, daí essa tonalidade. Pode também colocar uma gota de água sobre o ponto negro e verá que este se dissolve, deixando uma mancha avermelhada, que é o sangue digerido que se dissolve. Esta é uma das melhores formas de detectar que poderão existir pulgas, mesmo não vendo a pulga.

pulgas na sua casa
pulgas na sua casa

A sua família está com comichão e manchas vermelhas, especialmente ao redor dos tornozelos, nos antebraços ou na zona do colo, onde o seu animal gosta de se deitar?

As pulgas de cão ou gato podem morder seres humanos, mas rapidamente apercebem-se do engano e regressam para o hospedeiro. No local onde foi mordido/a ficará uma borbulha, que vai provocar prurido e pode persistir alguns dias. Evite o impulso de coçar, pois as unhas podem acabar por ferir a pele e complicar a situação. Normalmente as borbulhas surgem nos tornozelos e nos antebraços, zonas onde a pele é mais fina e onde as pulgas dos cães e gatos preferem picar.

Viu pequenos grãos brancos que parecem areia no chão ou pequenas larvas brancas na sua carpete?

A maior parte dos estágios de vida das pulgas, acontece fora do hospedeiro. A pulga coloca os seus ovos, depois de se alimentar, sendo que os mesmos vão cair do seu animal para o chão. As larvas das pulgas são muito difíceis de detectar, porque geralmente escondem-se debaixo dos tapetes e entre os rodapés e têm, inicialmente, menos de 1 mm de comprimento.


Claramente não é facil detectar as pulgas, mas não é difícil proteger o seu animal durante todo o ano com FRONTLINE®COMBO para cães, gatos e furões ou FRONTLINE®TRI-ACT para cães, e assim ajudar a impedir o desenvolvimento de infestações na sua casa e no seu animal de companhia.

Partilhar artigos: 

Artigos relacionados

Caring For Your Pet

Whether you're an animal guru or a first-time pet owner, our pet-care tips will help you along the way.

The Science of Effectiveness

If you have questions, our experts have answers. If you are puzzled over how to control flea and tick problems, you might find the solution here.